A importância de ter uma estratégia de redes sociais
Nos últimos anos, as redes sociais ganharam cada vez mais relevância no mundo empresarial. Mas já não basta estar presente nestes canais, é preciso ter uma estratégia de gestão bem definida para garantir resultados.
Segundo dados da SEMRush, em 2019, 45% da população mundial tinha, pelo menos, uma rede social; 73% das decisões de compra online são baseadas em anteriores interações entre as redes sociais das marcas e os clientes; 32% dos utilizadores da internet visitam as redes sociais de uma empresa, antes de pesquisarem o seu website.
É, portanto, inegável que as redes sociais são uma grande oportunidade para qualquer empresa aumentar a perceção da marca, aumentar leads e/ou vendas. Contudo, para evitar a falsa sensação de que estes canais não trazem retorno, é essencial ter uma estratégia para aproveitar todo este potencial.

A gestão de redes sociais começa com um planeamento estratégico
O sucesso destes canais depende da criação de abordagens estratégicas, que se baseiam em tendências, análises do mercado e na construção de objetivos reais e concretos.
Não basta criar páginas em diversas redes sociais e esperar resultados inerentes, é preciso saber como se posicionar, como atrair o seu público- alvo e como comunicar e relacionar-se com ele de forma assertiva.
É fundamental ter uma estratégia clara que faça cumprir os objetivos estabelecidos. Para isso, as empresas devem saber:
- Quem é a minha persona?
- Onde devo comunicar?
- Como devo comunicar?
- Com que frequência devo comunicar?
- Que assuntos interessam abordar?
- Que KPI’s devo usar para medir resultados?

Depois de planear… executar, analisar, analisar, analisar!
O planeamento, execução e análise são etapas-chave para o sucesso de uma boa gestão de redes sociais.
É fundamental estar atento às métricas e saber usá-las a nosso favor. A análise de resultados nas redes sociais permite-nos perceber se as estratégias que estamos a implementar estão a resultar e como devemos agir perante isso.
Tenha a consciência de que a estratégia não é estática… esta pode ser ajustada, na medida do necessário.
A importância de recorrer a uma empresa especializada
Atualmente, a gestão de redes sociais tem um papel essencial nas estratégias de marketing. Quando bem trabalhados, estes canais permitem que qualquer empresa melhore o seu desempenho e potencie o seu negócio.
Mas para conquistar um posicionamento de destaque nas redes sociais, é fundamental fazer um investimento contínuo de tempo. Muitas vezes, as empresas não dispõem deste tempo necessário para dedicar a uma estratégia de gestão de redes sociais e, nesse caso, é importante considerar a contratação de uma agência especializada para garantir a concretização dos seus objetivos nestes canais de comunicação.
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