loadind
NUM MUNDO CADA VEZ MAIS DIGITAL

Estratégia
de Redes Sociais

A importância de ter uma estratégia de redes sociais

Nos últimos anos, as redes sociais ganharam cada vez mais relevância no mundo empresarial. Mas já não basta estar presente nestes canais, é preciso ter uma estratégia de gestão bem definida para garantir resultados.

Segundo dados da SEMRush, em 2019, 45% da população mundial tinha, pelo menos, uma rede social; 73% das decisões de compra online são baseadas em anteriores interações entre as redes sociais das marcas e os clientes; 32% dos utilizadores da internet visitam as redes sociais de uma empresa, antes de pesquisarem o seu website.

É, portanto, inegável que as redes sociais são uma grande oportunidade para qualquer empresa aumentar a perceção da marca, aumentar leads e/ou vendas. Contudo, para evitar a falsa sensação de que estes canais não trazem retorno, é essencial ter uma estratégia para aproveitar todo este potencial.



Estratégia de redes sociais


A gestão de redes sociais começa com um planeamento estratégico

O sucesso destes canais depende da criação de abordagens estratégicas, que se baseiam em tendências, análises do mercado e na construção de objetivos reais e concretos.

Não basta criar páginas em diversas redes sociais e esperar resultados inerentes, é preciso saber como se posicionar, como atrair o seu público- alvo e como comunicar e relacionar-se com ele de forma assertiva.

É fundamental ter uma estratégia clara que faça cumprir os objetivos estabelecidos. Para isso, as empresas devem saber:
  • Quem é a minha persona?
  • Onde devo comunicar?
  • Como devo comunicar?
  • Com que frequência devo comunicar?
  • Que assuntos interessam abordar?
  • Que KPI’s devo usar para medir resultados?


Gestão de redes sociais


Depois de planear… executar, analisar, analisar, analisar!

O planeamento, execução e análise são etapas-chave para o sucesso de uma boa gestão de redes sociais.

É fundamental estar atento às métricas e saber usá-las a nosso favor. A análise de resultados nas redes sociais permite-nos perceber se as estratégias que estamos a implementar estão a resultar e como devemos agir perante isso.

Tenha a consciência de que a estratégia não é estática… esta pode ser ajustada, na medida do necessário.



A importância de recorrer a uma empresa especializada

Atualmente, a gestão de redes sociais tem um papel essencial nas estratégias de marketing. Quando bem trabalhados, estes canais permitem que qualquer empresa melhore o seu desempenho e potencie o seu negócio.

Mas para conquistar um posicionamento de destaque nas redes sociais, é fundamental fazer um investimento contínuo de tempo. Muitas vezes, as empresas não dispõem deste tempo necessário para dedicar a uma estratégia de gestão de redes sociais e, nesse caso, é importante considerar a contratação de uma agência especializada para garantir a concretização dos seus objetivos nestes canais de comunicação.