Marketing Digital14 Oct, 2023

Rebranding: mudar é fundamental.

Raquel Caldas

Escrito porRaquel Caldas

Tempo de leitura 5 min

Rebranding: mudar é fundamental.

O ditado já é velho: uma imagem vale mais do que mil palavras. E por ser verdade, é que a identidade visual de uma empresa tem tanta importância numa estratégia de comunicação. A identidade visual é a combinação de elementos gráficos que refletem um nome, ideia, produto, serviço ou empresa.

As cores, tipografias, formatos e até os slogans espelham a personalidade da marca e fazem com que o público reconheça, rápida e objetivamente, a sua identidade e missão.

Depois desta introdução, já admitimos que o investimento numa forte identidade visual deve ser prioritário na estratégia de qualquer negócio.

Só desenvolvendo uma identidade visual impactante é que o seu público poderá vir a conectar-se, à primeira vista, com as ideias da sua empresa.

 

O que é a identidade visual?

O universo da identidade visual é composto por elementos gráficos e visuais que representam uma empresa ou um produto/serviço.

É através desses elementos que o público vai fazer uma leitura sobre a nossa marca: as cores, fontes, formas e slogans comunicam quem somos, quais são os nossos valores e qual a nossa missão. E, a partir daí, a nossa marca vai-se tornar ou não atraente para o público.

Quando falamos de identidade visual, estamos a falar, mais concretamente, de: logótipo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação e elementos visuais de sites e redes sociais. 

Quando todos estes componentes são bem trabalhados e a estratégia de comunicação é compreensível e esmerada, as marcas ganham realce no dia a dia dos consumidores. 

Posto isto, para que uma empresa seja reconhecida positivamente, já não basta comunicar. 

É preciso construir uma imagem robusta, que transmita a verdadeira essência da empresa. Só assim é que se conseguirá destacar no meio de todas as outras marcas e, consequentemente, aumentar as probabilidades de ser lembrada nos momentos de tomadas de decisão e de compra.

 

Que importância tem para a sua empresa?

Apostar numa estratégia que procure definir uma identidade visual marcante é essencial para que o seu público-alvo reconheça, confie e invista na sua empresa. Para isso, deve ter em conta que, para além da sua identidade visual ter de vender a sua ideia, também tem de se relacionar com o seu público. Ou seja, ao desenvolver a sua estratégia, não se deve esquecer do perfil das suas personas. 

Depois de desenvolvida, e ao longo do tempo, a sua identidade vai ficar gravada na memória dos consumidores e irá conquistar a valorização e o reconhecimento dos mesmos. Criada a conexão emocional, o desejo em relação aos seus produtos e/ou serviços surge naturalmente.

E aqui é que reside a principal vantagem de uma identidade visual bem desenvolvida: o reconhecimento imediato por parte dos consumidores.

Existem grandes marcas que trabalham tão bem a sua identidade visual, que são reconhecidas apenas pelas suas cores e até de forma inconsciente.

Mas não se iluda, para conquistar um reconhecimento a este nível, essas empresas tiveram de trabalhar a sua identidade visual de forma profissional e exaustiva.

Construir uma identidade visual forte e incontestável é um “work in progress” que pode levar tempo, mas com um retorno sedutor.

Agora que conhece todas as vantagens que uma forte Identidade Visual pode trazer à sua empresa, dê uma vista de olhos na nossa página de Branding e Identidade Visual. 

Trabalhe connosco

Todas as grandes histórias começam com um hello!

Contacte-nos: