Uma imagem vale mais que mil palavras?
O ditado já é velho: uma imagem vale mais do que mil palavras. E por ser verdade, é que a identidade visual de uma empresa tem tanta importância numa estratégia de comunicação. A identidade visual é a combinação de elementos gráficos que refletem um nome, ideia, produto, serviço ou empresa. As cores, tipografias, formatos e até os slogans espelham a personalidade da marca e fazem com que o público reconheça, rápida e objetivamente, a sua identidade e missão.
Depois desta introdução, já admitimos que o investimento numa forte identidade visual deve ser prioritário na estratégia de qualquer negócio. Só desenvolvendo uma identidade visual impactante é que o seu público poderá vir a conectar-se, à primeira vista, com as ideias da sua empresa.
O que é a identidade visual?
O universo da identidade visual é composto por elementos gráficos e visuais que representam uma empresa ou um produto/serviço. É através desses elementos que o público vai fazer uma leitura sobre a nossa marca: as cores, fontes, formas e slogans comunicam quem somos, quais são os nossos valores e qual a nossa missão. E, a partir daí, a nossa marca vai-se tornar ou não atraente para o público.
Quando falamos de identidade visual, estamos a falar, mais concretamente, de: logótipo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação e elementos visuais de sites e redes sociais. Quando todos estes componentes são bem trabalhados e a estratégia de comunicação é compreensível e esmerada, as marcas ganham realce no dia a dia dos consumidores.
Posto isto, para que uma empresa seja reconhecida positivamente, já não basta optar por um design bonitinho. É preciso construir uma imagem robusta, que transmita a verdadeira essência da empresa. Só assim é que se conseguirá destacar no meio de todas as outras marcas e, consequentemente, aumentar as probabilidades de ser lembrada nos momentos de tomadas de decisão e de compra.
Que importância tem para a sua empresa?
Apostar numa estratégia que procure definir uma identidade visual marcante é essencial para que o seu público-alvo reconheça, confie e invista na sua empresa. Para isso, deve ter em conta que, para além da sua identidade visual ter de vender a sua ideia, também tem de se relacionar com o seu público. Ou seja, ao desenvolver a sua estratégia, não se deve esquecer do perfil das suas personas.
Depois de desenvolvida, e ao longo do tempo, a sua identidade vai ficar gravada na memória dos consumidores e irá conquistar a valorização e o reconhecimento dos mesmos. Criada a conexão emocional, o desejo em relação aos seus produtos e/ou serviços surge naturalmente.
E aqui é que reside a principal vantagem de uma identidade visual bem desenvolvida: o reconhecimento imediato por parte dos consumidores. Existem grandes marcas que trabalham tão bem a sua identidade visual, que são reconhecidas apenas pelas suas cores e até de forma inconsciente.
Mas não se iluda, para conquistar um reconhecimento a este nível, essas empresas tiveram de trabalhar a sua identidade visual de forma profissional e exaustiva. Construir uma identidade visual forte e incontestável é um “work in progress” que pode levar tempo, mas com um retorno sedutor.
Agora que conhece todas as vantagens que uma forte Identidade Visual pode trazer à sua empresa, dê uma vista de olhos nos nossos planos de Branding e Identidade Visual.