O SEO ou Search Engine Optimization define-se pelo conjunto de técnicas, estratégias e boas práticas que visam melhorar o posicionamento (ou “ranking orgânico”) de um projeto web no Google (e outros motores de busca). Este é um processo contínuo e, resumidamente, busca sempre melhorar a quantidade e qualidade dos resultados orgânicos das empresas.
Sabia que na Europa 70% das pessoas (em média) que usam motores de busca, como o Google, optam por clicar nos resultados orgânicos e apenas 30% clica em anúncios de search e shopping? E mais, a primeira posição de pesquisa orgânica (sem recurso a anúncios) tem uma taxa de clique de cerca de 32%? Sim, é possível fazê-lo organicamente, ainda que seja um caminho longo a percorrer.
O Search Engine Optimization permite alcançar mais tráfego de qualidade sem qualquer tipo de custos, no entanto, para que isso seja possível, é necessário trabalhar a arquitetura do website, o seu conteúdo, alguns fatores técnicos e microformatos. Tudo isto, com otimizações frequentes. E lembre-se: SEO não é comprar uns pluggins para wordpress. Há um caminho enorme a percorrer e a from scratch está aqui para ajudar.