Estratégia de Comunicação24 Feb, 2024

Content is the new black.

Raquel Caldas

Escrito porRaquel Caldas

Tempo de leitura 5 min

Content is the new black.

Ano após ano, as empresas deparam-se sempre com a mesma questão: o que vai fazer brilhar a minha estratégia de comunicação, este ano? Bem, a verdade é que esta é uma área que está em constante mutação, mas os resultados indicam-nos que, no que toca à comunicação empresarial, apostar numa abordagem 360º é o cenário ideal.

A estratégia de comunicação de uma empresa é fundamental nos dias de hoje, essencialmente porque cada arena de negócios está cada vez mais saturada e evoluída, a nível estratégico. A estratégia de comunicação da sua marca vai, não só posicioná-la, mas distingui-la do mercado concorrente, comunicar diretamente com o seu público-alvo e construir relacionamentos de confiança com as suas audiências. 

“Mas como é que o posso fazer?”.

Bem, uma estratégia de comunicação pode assentar em diferentes alicerces e cada um deles adapta-se melhor ou pior a cada objetivo. É precisamente acerca destas técnicas que lhe queremos falar hoje.

 

 As diferentes abordagens que deve ponderar para a construção da sua Estratégia de Comunicação.

 A função de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é, acima de tudo, atrair e criar relacionamentos com o público-alvo e fazer crescer a carteira de clientes de cada empresa. Para isto, é preciso criar e distribuir conteúdo de valor, de forma consistente.

A velha máxima de comunicar produtos e serviços não é suficiente. É preciso fornecer conteúdo útil, que ajude os consumidores a resolverem os seus problemas e, acima de tudo, entreter.

Quando falamos de Comunicação de Marketing, existem diferentes abordagens que poderão ser utilizadas e cada uma delas responde melhor a cada tipo de ação. São elas:

 

  • Copywriting

Leu algum artigo relacionado com viagens, nos últimos tempos? Se leu, apostamos que encontrou dicas de locais, restaurantes a não perder e até alguns hidden gems. Muito provavelmente, sentiu que estava a ler uma experiência real, repleta de emoção, certo? E se lhe disséssemos que aquilo que leu foi um bom copywriting?

O grande elemento diferenciador do copywriting é que, este tipo de escrita, apesar de ser criativo e intenso, é focado em vendas e faz-se sempre acompanhar de call to actions como, por exemplo: “compre já”, “inscreva-se hoje”, “preencha o formulário”, “clique no link” e tantos outros.

 

  • Storytelling

Todos nós gostamos de uma boa história, não é verdade? Bem, os seus potenciais clientes também! No marketing, o storytelling é a arte de contar histórias, com a finalidade de transmitir uma mensagem de forma memorável. Esta é uma técnica de comunicação bem smooth, que leva o leitor a imaginar e a vibrar, transportando-o numa viagem.

O storytelling está muitas vezes associado a conteúdos virais, porque a realidade é que quando os objetivos destas ações são atingidos, o impacto nos resultados das empresas é enorme.

 

  • SEO Writing

O SEO Writing é nada mais, nada menos, que um termo que descreve o processo de escrita para motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo!. Esta técnica usa boas práticas e permite que os seus textos sejam melhor classificados e, consequentemente, bem posicionados nos resultados de pesquisa orgânicos.

A longo prazo, os seus conteúdos irão ser indexados nestes motores e classificados de acordo com a estratégia de SEO Writing desenvolvida. Tudo isto, sem ter de recorrer a Publicidade Online paga.

 

  • Content Writing

Apesar de todo o conceito criativo que gira em torno de uma comunicação, é impossível gerar vendas se o consumidor não entender claramente o que é que vai comprar. É exatamente esta a função do Content Writing. Esta estratégia atrai o leitor e desenvolve a confiança necessária para que este compre, de uma forma subtil.

Mas não se engane! O Content Writing pode utilizar também técnicas de Storytelling ou até mesmo de Copywriting para chegar ao resultado final da peça, tal como as outras abordagens de comunicação aqui descritas também poderão cruzar diferentes técnicas de escrita para a sua execução, no entanto, o propósito de cada uma destas técnicas nunca se altera. 

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Já pensou do porquê de, em pleno ano de 2024, ainda falarmos em Estratégias de Comunicação?

Esta é simples. Porque funciona, traz resultados notórios e veio para ficar.

TODOS OS DIAS, perdemos a conta ao número de informações que nos chegam por parte das empresas. Gostamos disso? Prestamos-lhes a devida atenção? É-nos útil e acrescenta-nos valor? Por, em grande parte dos casos, as respostas a estas perguntas não serem as mais positivas, é que a utilização de diferentes tipos de estratégias de comunicação são uma lufada de ar fresco no meio de um turbilhão de mensagens de marketing que lemos diariamente.

 Então, resumidamente, quais são os verdadeiros benefícios na operacionalização de uma estratégia de Comunicação de Marketing?

  • Ser encontrado nos motores de busca;
  • Assegurar novas fontes de aquisição de clientes;
  • Promover relacionamento com a marca;
  • Permitir identificação pessoal com os valores da marca;
  • Conseguir clientes mais leais;
  • Captar leads;
  • Aumentar as vendas;
  • Ser recomendado.

 

Mas atenção!

Já aqui dissemos que a Comunicação é o fator-chave e que as empresas com mais e melhor conteúdo são as que, efetivamente, alcançam mais resultados e fidelizam mais clientes. No entanto, não é demais relembrar que é fundamental que esse conteúdo tenha valor, do ponto de vista do público-alvo, que dê resposta aos acontecimentos e que não se desalinhe do “porquê?” de cada empresa.

Conte com a From Scratch Agency para conseguir desenvolver conteúdos otimizados, direcionados e distintos para a sua empresa.

 

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