Marketing Digital04 Nov, 2023

Histórias que geram resultados.

Raquel Caldas

Escrito porRaquel Caldas

Tempo de leitura 6 min

Histórias que geram resultados.

Todos nós gostamos de uma boa história, verdade? Mas será que o mesmo acontece quando uma história parte de uma marca? Claro que sim! No marketing, o storytelling é a arte de contar histórias com a finalidade de transmitir uma mensagem de forma memorável. Quando esse objetivo é atingido, o impacto na estratégia de comunicação de uma marca pode ser brutal.

Já todos sabem que é fundamental comunicar constantemente com as personas. O difícil é conseguir fazer chegar, de forma eficaz, a mensagem que se quer passar quando se faz parte de um universo imenso de marcas que fazem o mesmo. Afinal, como é que se consegue isso? Conectando-se emocionalmente com as personas e, spoiler alert, o storytelling, quando bem desenvolvido e estruturado, é um método extremamente eficaz.

Quando se conta uma história, as pessoas envolvem-se! É que de injeções de informação já andam todos fartos, mas quando o assunto é ouvir uma boa história, mesmo sendo sobre um tema já bastante desgastado, o assunto muda de figura e o público vai estar a ouvir uma versão única: a sua. Assim, poderá despertar o interesse e emoções nas suas personas.

Um storytelling bem estruturado vai conduzir a uma conexão emocional com as suas personas e, consequentemente, vai gerar brand awareness e agitar as suas vendas.

 

Como criar um storytelling adequado para o seu público?

Para criar uma boa história, para além de ter de compreender o processo de construção do storytelling, precisa de conhecer a fundo o seu cliente ideal. Só assim é que irá conseguir chegar até ele.

Foque-se na experiência e na jornada que irá ter a sua persona e prepare um conteúdo bem estruturado – com princípio, meio e fim… a partir daí, terá os ingredientes principais para criar um storytelling de sucesso.

 

Dicas e técnicas de storytelling para contar boas histórias

Apesar de tudo, lembre-se que não existe nenhum guião ideal para o storytelling. Pode reinventá-lo a cada texto e a piada e aprendizagem reside aí mesmo. Aliás, se se tivesse de seguir uma estrutura à risca, voltaríamos à velha máxima do excesso de conteúdos idênticos!

No entanto, há certos momentos que devem ser respeitados para que consiga criar uma estratégia de sucesso:

  • Leve a sua persona de um ponto A até um ponto B. Guie-se pela simples, mas eficaz estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. A sua história deve ser clara e de fácil leitura. Um bom encadeamento de ideias é fundamental.
  • Seja criativo. Para chegar até uma boa história, precisa de um tema relevante, que aborde problemas que as suas personas possam ter e que a sua marca possa resolver. O público gosta de ser surpreendido, motivo pelo qual os plot twists são tão populares. Use a criatividade para atrair e envolver o seu público.
  • Transmita sensações positivas com o conteúdo que criar. As histórias que estimulam emoções positivas causam mais impacto e são mais partilhadas do que aquelas que provocam emoções negativas.

 

O storytelling no Marketing de Conteúdo

Nos seus conteúdos, pode incorporar alguns elementos do storytelling sem que os transforme em narrativas. O que é sempre imprescindível é ter uma estrutura lógica e uma boa dose de criatividade.

Mas vamos explorar as várias possibilidades…

  • O conteúdo e a história: uma narrativa completa e ambientada, com personagens, obstáculos, conflito e uma jornada bem definida que leva à transformação do protagonista;
  • O storytelling como parte do conteúdo: uma história serve de exemplo para facilitar o entendimento de um tema. A título de exemplo, pode-se mencionar uma cena de um filme como ponto de partida para explicar algo;
  • A história é usada como estrutura do conteúdo: em vez de se apresentar uma história no texto, este é estruturado com base numa história, explorando-se vários elementos do storytelling, mesmo que não sejam apresentados de forma clara. Este é o método mais usado no Marketing de Conteúdo.

Depois de ter assimilado isto tudo, lembre-se: não vale a pena criar uma história memorável se ela não estiver alinhada com a sua empresa, com a identidade da sua marca ou com o seu produto/serviço.

 

Vamos conversar sobre a sua estratégia de comunicação?

Descubra mais acerca deste tema aqui.

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